Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

Prato do dia: Cheesecake

Oi, gente!!
Hoje é dia de compartilhar uma receita muito especial.


Ontem foi dia da defesa de mestrado da nossa querida Maira,
 que trabalhou com goiaba durante seu mestrado.
Numa brincadeira no laboratório, ela perguntou se eu não faria o bolo para a festinha dela (defesa sem festinha, no Bioaromas, não é defesa!). 

Eu não tava levando a sério, mas de repente me empolguei e só pensava nisso. 
Mas a Maira queria um bolo temático, que tivesse goiaba
Não era uma tarefa muito fácil, porque eu nunca vi 
um bolo de festa com goiaba.. Apesar da ideia ser boa, 
eu não poderia me arriscar inventando uma receita 
num evento desta importância.

Então procurei no google, e tudo que eu encontrava era 
"bolo de fubá com goiabada" (que eu amo e já fiz aqui), 
mas que não combina com festa de defesa.
Continuei pensando.
Então tive uma ideia: por que não um cheesecake?!
Impossível dar errado!!

A Maira gostou da ideia e eu fiz logo dois.
Confesso que eu tava tensa, com medo de não ter ficado tão bom assim.
Mas para minha feliz surpresa, todos queriam repetir!
E tem coisa melhor do que alguém querer repetir 
qualquer coisa que você cozinhou?!
Pra mim, não!
É muita felicidade! hahahahahahah
 
Então, hoje venho aqui compartilhar com vocês a receita! Certeza que será sucesso na sua cozinha também!!

Ingredientes
Massa
1 pacote de biscoito (200g)
(pode ser tipo "Maizena", leite.. eu sei o Nesfit Leite e Mel)
100g de manteiga (em temperatura ambiente)

Recheio
3 ovos
1 copo de requeijão (200g)
250g de ricota (pode passar um pouquinho, não interfere)
1 copo (americano) de açúcar refinado
1 colher (chá) de essência de baunilha

Calda*
1 pacote de goiabada (400g)

Modo de preparo
Massa
Triture o biscoito no liquidificador até virar uma farofa. 
Despeje em uma vasilha e misture (com as mãos mesmo) com a manteiga, 
até que desmanche toda a manteiga e vire uma "farofa úmida".
Forre o fundo de uma forma com aro removível 
(usei uma de 24 cm de diâmetro) com esta mistura. 
Aperte bem, para não misturar com a mistura do recheio.

Recheio
Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje na forma, já forrada.
Leve para assar em forno baixo (180 C), 
até que ele fique firme  (cerca de 1 hora). 
Retire e deixe esfriar. 
Então, leve à geladeira por mais 4 horas 
(este detalhe é muito importante para desenformar certinho).

Calda
Corte a goiabada em cubinhos e adicione cerca de 
uma xícara (chá) de água e leve para ferver, fogo baixo, 
até a goiabada se desmanchar e virar uma calda encorpada.
Desligue o fogo, espere esfriar
 e despeje sobre o cheesecake já desenformado.
Sirva gelado.

*Você pode servir com geleia, se preferir. 
Eu fiz o primeiro com geleia de amora (foto) e ficou ótimo!!

**Esta é uma receita que demora para ficar pronta, 
então é melhor preparar no dia anterior.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário