Páginas

domingo, 23 de junho de 2013

Morangos

Adoro o inverno!
Além de ser a estação mais elegante, tem aquele clima gostoso que convida a passar horas e horas na cama, as festas juninas e suas delícias.. e também as melhores frutas: mexerica e morango!
Não é perfeito!?
Hoje eu vou falar um pouquinho do morango.

Fonte: Turismo SP

Nem sei o que mais me atrai.. se é a cor, o cheirinho ou o sabor!
A cor vermelha intensa se deve às antocianinas, componentes do grupo dos flavonoides. Seus efeitos benéficos em relação à nutrição e saúde estão relacionados às suas propriedades antioxidantes, pois são carreadores diretos de radicais livres e, desta forma, desempenham um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares, modulação da inflamação, inibição da agregação plaquetária, prevenção e progressão do câncer.

Já o seu sabor característico é devido aos 
ácidos cítrico e málico e aos açúcares.

Fonte: Voa Borboleta

O morango é rico em vitamina C (é uma das principais fontes, junto com a acerola, laranja e limão), uma vitamina hidrossolúvel de extrema importância para o organismo humano, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e regeneração dos músculos, pele, dentes e ossos, na formação do colágeno, na regulação da temperatura corporal, na produção de diversos hormônios e no metabolismo em geral. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes.

Fonte: Frutitalia

Dentre os minerais, encontram-se o cálcio, potássio, magnésio
manganês, ferro, zinco e cobre.
O cálcio, além de essencial na construção e manutenção dos ossos e dentes, atua na função dos hormônios proteicos e regula os batimentos cardíacos; o magnésio exerce papel fundamental em diversas reações intracelulares, incluindo produção e consumo de energia, além das reações enzimáticas; o manganês ativa numerosas enzimas envolvidas na regulação da glicose, na proteção das células contra os radicais livres e nas atividades neuro-hormonais; a principal função do ferro está relacionada com o transporte de oxigênio; o zinco participa do metabolismo de carboidratos, proteínas, lipídeos e ácidos nucleicos; o cobre exerce papel catalítico e promove mobilização do ferro para a síntese de hemoglobina; o potássio e a água apresentam um leve efeito diurético que pode ser benéfico para as pessoas que fazem retenção de líquidos no corpo ou em casos de hiperuricemia (altos níveis de ácido úrico no sangue) e hipertensão.

No morango ainda podemos encontrar o ácido elágico, que possui atividade antimutagênica, anticarcinogênica e antioxidante. Ele é capaz de minimizar significativamente a indução de câncer de pulmão, fígado, pele e intestino e combater uma variedade de carcinógenos, 
incluindo nitrosaminas e micotoxinas.

Fonte: Weheartit

Maaaaas, como nem tudo é perfeito, o morango muitas vezes carrega resíduos de agrotóxicos. A saída seria consumir apenas morangos orgânicos (que por sinal, é infinitamente melhor e mais cheiroso, e mais saboroso rsrsrs que o morango convencional). Como nem sempre isso é possível, prefira o produto com selo de certificação que 
garante a origem e os cuidados no cultivo.
Na hora do compra, opte pelos morangos mais vermelhos e com superfície menos rugosaQuando maduros, os agrotóxicos perdem parte do efeito. Depois de lavar os morangos, deixe-os em uma solução de água e bicarbonato, que atenua essas substâncias nocivas.

Fonte: Feministas na Cozinha

Agora algumas dicas para o consumo.
Evite picar e, principalmente, triturar antes de consumir, pois quanto mais cortado, maior o contato com o oxigênio, o que significa 
perda de substâncias antioxidantes.
Se fizer suco ou vitamina, beba imediatamente após o preparo, pelo mesmo motivo acima.

Também evite levá-lo ao fogo, pois ele perderia boa parte da vitamina C.


Tinham me pedido receitas, mas pensando nos aspectos nutricionais, trago apenas duas sugestões, que preservam o máximo dos nutrientes e ainda são aliados a outros alimentos benéficos.

Uma delas é mergulhar os morangos no iogurte natural e congelar. Eu já tinha postado na página do face e é rápido, prático e uma delícia! Mas é melhor ainda quando esquentar um pouco, que nesse frio não dá! Hahahaha

Fonte: Farm

A segunda dica é derreter o chocolate 70% em banho-maria e mergulhar os morangos.. Delícia e eu vou fazer isso hoje!

Fonte: Assim se Faz


Espero que tenham gostado!
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário