Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Banana para o mau humor


Desde a idade média a alimentação é considerada um instrumento para modificar temperamento e humor. 


Através de seus nutrientes constituintes, ela pode ajudar a determinar o estado de alerta, qualidade da memória e concentração, sensações de depressão ou ansiedade, agressividade e certa  vulnerabilidade à doenças mentais e neurológicas degenerativas.

É claaaaro que muito mais que isso!

Mas citei apenas o que interessa para o post de hoje. ;)
Com a “nutrição cerebral” é possível corrigir ou amenizar estes desequilíbrios cerebrais, e dois aminoácidos podem ajudar muito neste caso: 
o triptofano e a tirosina!


O triptofano, presente nos alimentos proteicos e também na banana, transforma-se em serotonina, uma substância química calmante, que normalmente induz ao relaxamento e sonolência.
Esta substância controla diferentes tipos de funções no corpo, incluindo: sono, apetite, memória, aprendizado, temperatura corporal, libido, humor, função cardiovascular, contração muscular e
regulação endócrina.

Da tirosina, também encontrada nos alimentos proteicos, forma-se a dopamina e noradrenalina, neurotransmissores que tornam o indivíduo mais alerta, provocando reação mais rápida, maior atenção, motivação e agilidade mental.
E mais! A tirosina pode reduzir a irritação, cansaço e depressão de pessoas que sofrem de TPM (assunto do post anterior, que você pode ver aqui).


Quer uma forma gostosa de ingerir estes aminoácidos?
A banana fornece o triptofano. O queijo é ótima fonte de tirosina.
Os dois juntos são sinônimo de delícia e muito bom humor.

E pra ficar ainda melhor, que tal esta receitinha?


É só cortar uma banana e enrolar em duas fatias de mussarela. 
Depois levar ao forno até derreter o queijo e adicionar canela. 
A receita original eu peguei aqui!

2 comentários: