Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Prato do dia: Bolo de Cenoura com Aveia


Eu adoro cozinhar! E todos que me conhecem sabem que uma das minhas especialidades é meu super bolo de cenoura (não é, Marina?! hahahaha).
Queria compartilhar com vocês esta maravilha, mas antes resolvi testar uma versão mais saudável: troquei parte da farinha por aveia em flocos.



A qualidade nutricional da aveia 
(alto teor de proteínas, lipídeos e fibra alimentar
é relativamente alta e muito superior quando comparada a maioria dos cereais.

Resumidamente 
(eu volto com um post apenas sobre a aveia, pois há muito o se falar), 
ela exerce um efeito positivo sobre o colesterol sanguíneo, diminui a absorção de glicose e contribui para um bom funcionamento intestinal.

Faça você também!


Ingredientes

2 cenouras médias
3 ovos

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de aveia em flocos

1 1/2 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite

1 xícara (chá) de óleo 
1 colher (sopa) de fermento em pó


Preparo

Em uma bacia, peneire a farinha e o açúcar e acrescente a aveia.
Reserve.
Bata no liquidificador as cenouras, o leite, os ovos e o óleo, até atingirem consistência homogênea.
Despeje sobre os ingredientes secos e bata bem, por uns 5 minutos.
(Não é necessário usar batedeira.)
Por último, acrescente o fermento e misture levemente.  
Coloque em uma assadeira média, previamente untada (óleo) e enfarinhada, e leve para assar (esqueci de contar o tempo, mas em média uns 35 minutos). 
E.. tcharããããã: tá pronto!


Eu recomendo que seja consumido sem a calda de chocolate 
(as imagens são meramente ilustrativas, e com calda são mais bonitas..),
 mas caso prefiram, é só colocar!
(Infelizmente eu não tenho uma boa receita pra isso..)

Também vou ficar devendo as fotos reais do meu bolo.. Ficaram todas horríveis!


Mas eu garanto que o bolo ficou lindo e muito gostoso!





2 comentários:

  1. As sugestões são ótimas. O bolo de cenoura com a avveia se torna menos calorica para quem tem colesterol e tendencia às gordurinhas indesejaveis? Bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo carinho!
    :)
    E sempre que puder, acrescente a aveia.
    Suas fibras são ótimas para redução do colesterol, além de tantos outros benefícios!

    ResponderExcluir