quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Nozes - uma benção!


Vou falar um pouquinho sobre nozes..



Pra mim sempre foi bastante confuso esta nomenclatura, porque em cada lugar eles generalizam de uma forma. Uns chamam tudo de castanha; se tiram a casa, tudo vira amêndoa?!?!
Pois bem. Descobri que tudo pertence ao grupo das “nozes verdadeiras”! (E se eu tiver errada, por favor, me corrijam.. rsrs)
As nozes verdadeiras são frutas secas e as mais conhecidas são: amêndoa, pecã, castanha-do-pará, castanha-de-caju, pistache, avelã, macadâmia e noz.


Elas contêm teores elevados de lipídeos e de proteínas com alto valor biológico. Sendo, portanto, altamente energéticas.
Além disso, são fontes de outros nutrientes e substâncias com propriedades funcionais, com destaque para o perfil de ácidos graxos, conteúdo de fitoesteróis, e os altos teores de vitamina E e de selênio.
A macadâmia e a noz apresentam o melhor perfil lipídico e pode contribuir para a redução de LDL e VLDL, que são responsáveis pelo aumento de colesterol sérico.


O consumo elevado de fitoesteróis está associado com um menor risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, como de próstata, esôfago, estômago, cólon e reto.



Outro benefício do consumo destas substâncias é que elas apresentam estrutura química similar ao colesterol e, por isso, podem inibir sua absorção intestinal e diminuir o colesterol total plasmático.


As nozes são boas fontes de vitamina E para a alimentação humana. Esta vitamina compõe parte do sistema antioxidante do organismo: inibe a oxidação lipídica e protege contra o estresse oxidativo.
Associada ao conteúdo em vitamina E, a composição em selênio e zinco  reforça o potencial antioxidante desses alimentos.


O selênio é essencial à saúde! Há fortes indícios de que ele atue como elemento protetor no caso de doenças crônicas como a aterosclerose, câncer, artrite, cirrose e enfisema.
E mais: retarda o envelhecimento (que glória!), preserva a elasticidade dos tecidos, combate a tensão pré - menstrual (essa é pra mim!), previne o câncer e neutraliza os radicais livres.

E atenção HOMENS! Ele também aumenta a potência e o interesse sexual e supre a carência gerada quando o selênio é perdido com o sêmen. (Podem dar um “curtir” que eu sei que vocês piraram com esta informação..)



E a melhor notícia: para aproveitar toda esta bondade do selênio você só precisa de duas castanhas-do-pará por dia! =)



 Além desses minerais, é importante ressaltar o alto teor de potássio e a reduzida concentração de sódio nas nozes verdadeiras, cuja composição pode favorecer o controle da pressão arterial!

9 comentários:

  1. É só não comer aquela castanha incrivelmente SALGADA hihihihihih

    ADOREI O BLOG CIDÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado!
    É que eu tava tão preocupada em ser sintética, que esqueci desta informação!
    (E o cidão foi totalmente desnecessário.. hahahahahahahaha)

    ResponderExcluir
  3. Ana! Está super legal este seu blog! Vc escreve muito bem!!! Parabéns! É interessante, saudável (rs) e informativo (escreve com clareza, de forma simples e divertida)!

    ResponderExcluir
  4. Ahh Cintia!
    Amei os elogios!
    Muito obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada Ana! Sempre bem vinda a sua contribuição!Adoramos e parabéns...bjos

    ResponderExcluir
  6. Eu também adoro o blog de vocês! :)
    Vocês já sabem..
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. me identifiquei mto com esse post
    minhas duas castanhinhas embrulhadas no aluminio rs
    aqui não tem do pará, mas as amendoas são deliciosas!
    bjo ci

    ResponderExcluir
  8. Que gostou, Clarinha!
    Continue com as castanhinhas, sua saúde agradece!
    :)

    ResponderExcluir
  9. Para quem não conhece o site www.zonacerealista.com.br vale a pena!
    Eles tem todo o tipo de nozes, castanhas, grãos e cereais a um preço incrível e o melhor, enviam para todo o Brasil!!!

    ResponderExcluir